segunda-feira, 14 de março de 2011

HISTÓRIA DO BILHETE DE IDENTIDE RESSUSCITADO

                                                  HISTÓRIA DO MEU BILHETE DE IDENTIDADE

    Era uma vez um ser que, ao nascer, lhe foi atribuído um número e um nome com a sua filiação, numa cédula pessoal, que o acompanhou durante quase vinte anos, sendo o único documento que utilizou até ir fazer o Serviço Militar, pelo que, a partir daquele momento, a mesma foi arquivada, já que o novo documento – Caderneta Militar – até trazia foto e tudo.
    E, assim, o dito ser passou mais alguns anos com aquele documento, até que a mudança de actividade, após completar o Serviço Militar, o obrigou a dar o passo para o Arquivo de Identificação da sua aldeia – Cartório Notarial – param a partir daí, passar a cumprir todas as regras definidas, naquele momento em vigor, para as sucessivas e necessárias substituições da foto, já que todos outros elementos constantes no documento se iam repetindo, à medida que tais acontecimentos se iam verificando.
    Aqui, o ser compreende as mudanças da foto e as deslocações ao Cartório Notarial visto que , tal como os outros seres, também, ia mudando de fisionomia à medida que os anos iam avançando.
   Só que há mais de uma década que este ser vivo, de acordo com a legislação existente na altura, foi dispensado de dar os passos para o Notário ou para o Arquivo de Identificação pelo que, como sabia que ia ter o último cartão, se decidiu tirar uma foto com o melhor fato que dispunha no seu roupeiro para o efeito, mas valeu a pena!
   Ao receber o último cartão com a indicação de Vitalício este ser  respirou de alívio pelo que passou a conservar melhor o cartão, forradinho a plástico, que o iria acompanhar durante o resto dos dias da sua vida.
   Este ser  pensava que este assunto estava arrumado, mas enganou-se e eis que alguém se lembrou de ressuscitar os Cartões de Identidade Vitalícios para o novo Cartão do Cidadão que além de aglutinar vários cartões no mesmo, só falhou no do número de eleitor, que tal como o BI não se livraram de levar uma furadela a dá-los como incapazes para o futuro.
   Até aqui tudo bem, melhor tudo mal, porque o pedido do cartão obriga sempre a presença deste ser  de cinco em cinco anos; Tem como vantagem, nem tudo pode ser mau, a foto ser tirada pelo próprio equipamento que se encontra no Cartório Notarial pelo que evita novas deslocações, deste ser , ao fotógrafo para bater nova chapa.
  Quando este ser  foi tirar o seu primeiro Cartão do Cidadão teve que se levantar às cinco da manhã para poder entrar na fila, até ao número vinte e quatro, pois eram apenas estes e só estes, que podiam ser atendidos no mesmo dia; Todos os outros seres tiveram que  passar a levantar-se mais cedo para não correrem o risco de lá terem de ir mais do que uma vez como aconteceu a este mesmo ser.  
  Este ser esteve à espera do novo cartão que substituiu o ressuscitado mais de três meses, pelo que, durante esse tempo, começou a pensar como iria ser o futuro do novo cartão, quando este ser não o pudesse acompanhar, ao cartório, nas próximas substituições e lembrou-se por que tem visto, quando das eleições os soldados da paz a transportar pessoas com dificuldades de mobilização para exercerem o seu direito de voto de ir perguntar a alguém como seria depois.
   Como gerir é prever, este ser deu corda aos sapatos e dirigiu-se ao Cartório da sua aldeia para colocar o problema da mobilidade futura onde é informado que dentro do cofre estava guardado o equipamento móvel, para o efeito, pelo que bastava apenas o ser  pedir esse serviço que os Serviços Notariais se deslocariam ao local indicado, para darem satisfação ao pedido solicitado e, tendo perguntado quais os custos das deslocações e respectivo serviço , não  lhe souberam responder.
                                                    SOLUÇÂO PARA A HISTÓRIA
    Como já tinha em casa o meu carrinho de mão  com motor que também foi ressuscitado quinze anos depois para voltar a pagar o imposto de circulação até morrer, fui-lhe pedir a sua opinião e sabem o que ele me disse caros leitores; Não te preocupes meu caro ser por que na altura, quando precisares e não puderes, arranja-me outro ser da tua confiança e, como eu posso levar duas pessoas na cabine, terei muito gosto em te  transportar ao Cartório Notarial , pois é uma maneira que eu tenho de te agradecer o facto de me teres prometido que também me levavas às inspecções  todos os anos enquanto eu e tu fossemos vivos.
                                                        MORAL DA HISTÓRIA
   Claro, caros leitores, que vou seguir o conselho do meu carrinho de mão com motor, mas pelo menos, esse alguém que pensou nisto, não deveria ter pensado que um dia iria ter o mesmo problema e ter legislado que a regra dos cinco em cinco anos não se aplicaria aos cartões que já eram vitalícios? Fica a questão para meditação!
    Se estão à espera de, quando eu tiver cem anos,  me vá levantar às cinco horas da manhã, como me aconteceu da primeira vez, estão muito enganados. Chica!
  abibliotecaviva.blogspot.pt
Março de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário